sexta-feira, 21 de novembro de 2014

RÃ-DE-OLHO-VERMELHO


NOME CIENTIFICO: Agalychnis callidryas
 

CARACTERISTICAS: Rãs de estrutura média, Delgada. Os machos são geralmente muito menores do que as fêmeas, não exceder 55 mm, enquanto as fêmeas medem 76 mm. De pele fina ou levemente granulada, é geralmente de cor verde, mas pode variar para tons de amarelos ou azuladas.

Mesmo que popularmente ele seja conhecido como rã-de-olho-vermelho, este anfíbio é cientificamente considerado uma perereca, devido aos seus hábitos e características morfológicas. 

HABITAT:  Do Sul do México de Panamá: México, Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, a uma altitude máxima de 1250 metros acima do nível.

CURIOSIDADES:  A rã-de-olho-vermelho é um pequeno anfíbio catalogado na Lista Vermelha como uma das espécies animais ameaçadas de extinção. Suas belas cores fazem com que ela se assemelhe a uma pintura viva, normalmente encontrada América Central.  

ALIMENTAÇÃO: A rã de olhos vermelhos são carnívoros e comem grilos, mariposas, moscas e outros insetos, e têm-se registro de comer outras pequenas rãs.

REPRODUÇÃO: Na época do acasalamento, quando a precipitação é mais elevado, os machos da rã de olhos vermelhos emitem sons parecidos com "chack" para chamar a atenção da fêmea. Após a fêmea o aceitar, a fêmea escolhe uma folha sobre uma poça ou lagoa grande e coloca seus ovos, equanto o macho os fecunda. Os ovos se desenvolvem em girinos de pequeno porte, que eclodem depois de vários dias e caem na água abaixo e depois de varias semanas completam sua metamorfose e se transformam em miniaturas de seus pais.



http://zoovirtualbr.blogspot.com.br
http://www.mdig.com.br
http://ciclovivo.com.br
http://www.wesapiens.org


                                                                                               

 Singularidades extraordinárias de animais ordinários: a rã de olhos vermelhos 10    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário