terça-feira, 11 de novembro de 2014

FILOMEDUSA

Nome Científico: Phyllomedusa distincta

HABITAT:  Áreas florestadas, vivendo nas folhas,  perto de brejos e lagos.

ALIMENTAÇÃO: Os girinos se alimentam de algas, restos de animais e vegetais mortos. A alimentação dos adultos é quase exclusivamente carnívora e inclui desde pequenos moluscos, artrópodes e vertebrados até mamíferos

REPRODUÇÃO: Os ovos são envolvidos com gel, enrolados nas folhas de árvores ou de arbustos, suspensos sobre a superfície das lagoas temporárias (que secam durante o Inverno), no meio ou nas bordas da floresta. Os girinos eclodem entre 7 a 30 dias e caem diretamente na água onde completam seu desenvolvimento, após cerca de 80 dias. As desovas contém, em média, 172 ovos.

LOCOMOÇÃO: Pulam e nadam.

CARACTERÍSTICAS: Uma característica que difere as pererecas dos outros anfíbios são os seus discos aderentes na ponta dos dedos para subir em árvores e paredes. Necessitam manter a pele sempre úmida. Como parte de sua respiração é feita através da pele, se ela se ressecar, os poros fecham e as pererecas podem morrer sufocadas.

CURIOSIDADES: A Filomedusa é também conhecida como perereca-das-folhagens. O macho mede 55 mm. Essa espécie tem atividade noturna e seu hábito é arborícola. Sua estratégia de defesa é se fingir de morta.
Na natureza, ela fica camuflada nas folhagens e sua cor é verde.  Dessa forma, seus predadores, principalmente as aves, não a notam.


 
Referencia.

 Terra da gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário